terça-feira, 6 de janeiro de 2015

o imaginário mundo de quem nunca esteve aqui.

Antes de tudo, me definam o que é imagem?

   Imagem é a transformação nítida de um evento ocorrido para uma cena no plano, ou melhor, num quadro. É o congelamento de uma situação. Por exemplo, você está andando em uma rua movimentada e quando você chega em casa e senta para tomar o seu café, você eventualmente se lembra daquela rua. A sua lembrança, contudo, não terá talvez a percepção das 3 dimensões que você tinha quando estava efetivamente no momento e também será algo figurativo, será uma foto. Será uma imagem.  Um outro fator seria que na tua própria memória que você visualiza aquela imagem, você decodifica situações e se prende a certos elementos que são considerados mais fortes. Um carro bonito, por exemplo, que você tenha reparado. Se é que você é um ser que se apega a beleza dos carros. Logo, chega-se a conclusão de que o conceito de imagem está relacionado com as decodificações de cada um sobre aquilo que eles presenciaram. Logo, entram os juízos de valor e o lado subjetivo das pessoas para concretizar o que significa imagem. 
    O que me deixa intrigado, antes de tudo, é que nós temos várias imagens nítidas na nossa memória. Quando imaginamos um shopping próximo ao lugar em que moramos, automaticamente transformamos ele em um cenário congelado, ignorando que ele está constantemente em movimento e recebendo um fluxo constante de pessoas. Quando imaginamos uma praia, também congelamos e frisamos em elemento que gostamos. Mas dificilmente paramos pra pensar no seguinte. O que aquela imagem pode nos trazer de relação com a forma que o mundo se manifesta?  O quanto podemos deglutir da manifestação natural do nosso planeta nas imagens que temos em nossa memória? Será que aquilo que existe em nossa memória reflete, EXATAMENTE, a realidade ao nosso redor? Será que vemos o mundo do jeito que ele é, ou do jeito que nos enxergamos dentro dele? 
      Aqui fica a minha reflexão e o meu pedido para bons observadores.  Próxima vez que estiverem vivendo suas vidas normais, ao se depararem com algo que você gosta, que com certeza irá se concretizar como uma memória em você depois, tente questionar o que aquilo te revela do mundo, das pessoas se a sua imagem envolver pessoas. O que aquilo mostra pra você. Na hora de tirar uma "selfie" tente se questionar sobre o que aquela imagem, o que aquela foto revela ou demonstra de algum significado na sua vida e no mundo. Tente ampliar seus horizontes para que a sua imaginação não seja uma cena fixa e que você passe a não viver de cenas. Estamos inseridos em um mundo em que todos vivemos de cena. A imagem congelada da praia, a imagem congelada da cerveja com os amigos, a imagem congelada do futebol. E essas imagens obtiveram mais valor do que a realidade. Para concluir o pensamento. A realidade é o reflexo das imagens que temos em nossa memória e não mais as imagens que temos em nossa memória são reflexo da realidade muito maior que existe por trás delas, se pararmos para examiná-las. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário